sexta-feira, 8 de maio de 2015



PROPOSTA DE REDAÇÃO

Os textos abaixo contêm algumas informações sobre distúrbios alimentares. Leia-os com atenção e tome-os como base para refletir e redigir uma dissertação em prosa, argumentando de maneira convincente, sobre o tema: ALIMENTOS: DOCES VENENOS OU ESCAPISMO PERIGOSO apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, os elementos da dissertação.
DISTÚRBIO   ALIMENTARES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Os distúrbios alimentares em crianças e adolescentes causam sérias mudanças nos hábitos alimentares que podem levar ao mesmo risco de vida e problemas de saúde.
Os três principais tipos de distúrbios alimentares são:
·         Anorexia, uma condição na qual a criança se recusa a comer quantidades adequadas de calorias de um medo intenso e irracional de ficar gordo
·         Bulimia, um estado em que uma criança come compulsivamente e depois retira a comida por vómito ou usa laxantes para evitar ganho de peso
·         Compulsão alimentar, uma condição na qual uma criança pode engordar rápidamente, (não vomita)
Em crianças e adolescentes, os transtornos alimentares podem se sobrepor. Por exemplo, algumas crianças alternam entre períodos de anorexia e bulimia.
Os distúrbios alimentares geralmente desenvolvem-se durante a adolescência ou início da idade adulta. No entanto, eles podem começar na infância, também. As mulheres são muito mais vulneráveis. Somente cerca de 5% a 15% das pessoas com anorexia ou bulimia são do sexo masculino. Com compulsão alimentar, o número sobe para 35% do sexo masculino.
O que causa distúrbios alimentares?
Os médicos não têm certeza do que causa distúrbios alimentares. Eles suspeitam que uma combinação de, comportamentos, sociais e factores biológicos. Por exemplo, os jovens podem ser influenciados por imagens culturais que dão a entender que a magreza é ser saudável.
Muitas crianças e adolescentes com transtornos alimentares luta com um ou mais dos seguintes problemas:
·         angústia
·         medo de se tornar obesa
·         sentimentos de desamparo
·         baixa auto-estima
Para lidar com estas questões, as crianças e os adolescentes podem adotar hábitos alimentares prejudiciais.
De fato, os distúrbios alimentares, muitas vezes caminham lado a lado com outros problemas psiquiátricos:
·         transtornos de ansiedade
·         depressão
·         abuso de substâncias
Os perigos dos distúrbios alimentares
Os distúrbios alimentares em crianças e adolescentes pode levar a uma série de graves problemas físicos e até morte. Se você notar qualquer um dos sinais dos transtornos alimentares listados abaixo, chame o seu médico imediatamente. Os distúrbios alimentares não são superadas através de força de vontade. O seu filho vai precisar de tratamento para ajudar a restaurar o peso normal e os hábitos alimentares. O tratamento também aborda questões psicológicas subjacentes. Lembre-se que os melhores resultados ocorrem quando os distúrbios alimentares são tratados em estágios iniciais.
Instruções:
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 20 linhas.
• A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
• A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertação argumentativa receberá nota zero.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário