segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ESTRUTURA DE UM PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO


 I – O Parágrafo

    Os parágrafos são como “prateleiras” que dividem uma sequencia de informações ou pensamentos. Servem para facilitar a compreensão e a leitura do texto, dar folga ao leitor, que acompanha, passo a passo, a linha de raciocínio desenvolvida pelo escritor. O texto sem parágrafo é indigesto. Ler um livro sem parágrafos é um processo cansativo, tedioso e de difícil compreensão.
    Até a Idade Média, os textos eram escritos sem ponto, vírgula, ponto-e-vírgula, letras maiúsculas ou parágrafos. A dificuldade na leitura obrigou a criação desses instrumentos de divisão.

Parágrafo e texto

     Em relação à obra escrita, os parágrafos representam parcelas ou blocos relacionados, progressivamente, uns com os outros, isto é, eles são dinâmicos e avançam logicamente numa determinada direção, desde o parágrafo introdutório até o último parágrafo, cada um dependendo do outro. Não se tratam, pois, de divisões estáticas, mas progressivas, onde o parágrafo seguinte mantém determinada relação com o parágrafo anterior, cada um com a ideia central ao redor da qual giram outras ideias secundárias. E o instrumento que serve para dividir o texto em parágrafos é um determinado critério lógico; conforme o critério lógico adotado, o trabalho escrito terá muitos ou poucos parágrafos, longos, curtos ou médios.

Estrutura interna do parágrafo

    Em relação à estrutura interna, o parágrafo é um grupo de períodos relacionados uns com os outros e governados por uma ideia central, formando uma sequencia unida, coerente e consistente de ideias associadas entre si. O conceito de parágrafo possui dois princípios:

1)      Todas as ideias devem estar organizadas e concentradas ao redor de uma ideia central para formar um raciocínio.

2)      Cada parágrafo deve se relacionar com o parágrafo anterior. O primeiro parágrafo apresenta o raciocínio geral, com uma ideia principal e introdutória; o segundo parágrafo relaciona-se com o primeiro, o terceiro relaciona-se com o segundo, numa cadeia de raciocínios. O último parágrafo fecha o ciclo de raciocínios e constitui a conclusão. O entrelaçamento de um parágrafo com outro, ou a ligação de um raciocínio com outro, dá coesão ao texto.

    Há vários tipos de parágrafo. Além do parágrafo introdutório e do conclusivo, há o parágrafo expositivo e argumentativo (próprio da dissertação), descritivo (próprio da descrição) e narrativo (próprio da narração), os quais podem se subdividir para definir um termo, fazer comparação, contar anedota, eliminar alternativas, apresentar causa e efeito, classificar, dividir...
    O número de parágrafos existentes no texto depende do tamanho do texto. O texto pequeno deve conter poucos parágrafos, o texto longo deve conter muitos parágrafos. O tamanho do parágrafo varia de acordo com as circunstâncias: um texto é formado por parágrafos curtos, longos ou intermediários, dependendo da ideia central desenvolvida pelo escritor, da audiência do escritor (os leitores) e do veículo onde vai ser publicado o texto.

II – O parágrafo padrão

    Há várias maneiras de se organizar um parágrafo (unidade de pensamento), contudo o parágrafo padronizado apresenta as seguintes partes principais: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão (opcional).
    O escritor deve apresentar a ideia central (normalmente por intermédio de um período) e construir ideias secundárias (por intermédio de outros períodos) orientadas para a ideia central, de modo a formar um raciocínio completo.
    Veja o parágrafo abaixo e perceba sua organização:

    A educação é o caminho mais eficiente para a justiça social. [ideia-núcleo] Estudo e cultura tendem a aproximar os homens [ideia secundária], fazendo-os não só mais solidários [ideia secundária], como também mais preocupados com a evolução uniforme da sociedade [ideia secundária]. Assim, o equilíbrio dos direitos e a distribuição de renda proporcionam a ansiada igualdade [conclusão].

Tópico frasal

    Todo parágrafo normalmente deve girar em torno de uma ideia principal: tópico frasal (TF). Essa ideia sintetiza o conteúdo do parágrafo, na medida em que expressa, de maneira sucinta, a informação mais relevante do mesmo. Ela orienta ou governa o resto do parágrafo. A partir do período-tópico nascem outros períodos secundários ou periféricos.
    Nem todo parágrafo apresenta essa característica: algumas vezes a ideia-núcleo está como diluída nele ou já expressa num dos parágrafos precedentes.
     O tópico frasal pode aparecer, quando explícito, em qualquer posição: início (posição mais recorrente nos textos de um modo geral), meio ou fim.

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