I – O Parágrafo
Os parágrafos são como “prateleiras” que dividem uma sequencia de informações
ou pensamentos. Servem para facilitar a compreensão e a leitura do texto, dar
folga ao leitor, que acompanha, passo a passo, a linha de raciocínio
desenvolvida pelo escritor. O texto sem parágrafo é indigesto. Ler um livro sem
parágrafos é um processo cansativo, tedioso e de difícil compreensão.
Até a Idade Média, os textos eram escritos sem ponto, vírgula, ponto-e-vírgula,
letras maiúsculas ou parágrafos. A dificuldade na leitura obrigou a criação
desses instrumentos de divisão.
Parágrafo e texto
Em relação à obra escrita, os parágrafos representam parcelas ou blocos
relacionados, progressivamente, uns com os outros, isto é, eles são dinâmicos e
avançam logicamente numa determinada direção, desde o parágrafo introdutório até
o último parágrafo, cada um dependendo do outro. Não se tratam, pois, de
divisões estáticas, mas progressivas, onde o parágrafo seguinte mantém
determinada relação com o parágrafo anterior, cada um com a ideia central ao
redor da qual giram outras ideias secundárias. E o instrumento que serve para
dividir o texto em parágrafos é um determinado critério lógico; conforme o
critério lógico adotado, o trabalho escrito terá muitos ou poucos parágrafos,
longos, curtos ou médios.
Estrutura interna do parágrafo
Em relação à estrutura interna, o parágrafo é um grupo de períodos relacionados
uns com os outros e governados por uma ideia central, formando uma sequencia
unida, coerente e consistente de ideias associadas entre si. O conceito de
parágrafo possui dois princípios:
1) Todas as ideias devem estar
organizadas e concentradas ao redor de uma ideia
central para formar um raciocínio.
2) Cada parágrafo deve se relacionar
com o parágrafo anterior. O primeiro parágrafo apresenta o raciocínio geral,
com uma ideia principal e introdutória; o segundo parágrafo relaciona-se com o
primeiro, o terceiro relaciona-se com o segundo, numa cadeia de raciocínios. O
último parágrafo fecha o ciclo de raciocínios e constitui a conclusão. O
entrelaçamento de um parágrafo com outro, ou a ligação de um raciocínio com
outro, dá coesão ao texto.
Há vários tipos de parágrafo. Além do parágrafo introdutório e do conclusivo,
há o parágrafo expositivo e argumentativo (próprio da dissertação), descritivo
(próprio da descrição) e narrativo (próprio da narração), os quais podem se
subdividir para definir um termo, fazer comparação, contar anedota, eliminar
alternativas, apresentar causa e efeito, classificar, dividir...
O número de parágrafos existentes no texto depende do tamanho do texto. O texto pequeno deve conter poucos parágrafos, o
texto longo deve conter muitos parágrafos. O tamanho do parágrafo varia de
acordo com as circunstâncias: um texto é formado por parágrafos curtos, longos
ou intermediários, dependendo da ideia central desenvolvida pelo escritor, da
audiência do escritor (os leitores) e do veículo onde vai ser publicado o
texto.
II – O parágrafo padrão
Há várias maneiras de se organizar um parágrafo (unidade de pensamento),
contudo o parágrafo padronizado apresenta as seguintes partes principais:
tópico frasal, desenvolvimento e conclusão (opcional).
O escritor deve apresentar a ideia central (normalmente por intermédio de um
período) e construir ideias secundárias (por intermédio de outros períodos)
orientadas para a ideia central, de modo a formar um raciocínio completo.
Veja o parágrafo abaixo e perceba sua organização:
A educação é o caminho mais eficiente para a justiça social. [ideia-núcleo] Estudo e cultura tendem a
aproximar os homens [ideia secundária],
fazendo-os não só mais solidários [ideia
secundária], como também mais preocupados com a evolução uniforme da sociedade
[ideia secundária]. Assim, o
equilíbrio dos direitos e a distribuição de renda proporcionam a ansiada
igualdade [conclusão].
Tópico frasal
Todo parágrafo normalmente deve girar em torno de uma ideia principal: tópico
frasal (TF). Essa ideia sintetiza o conteúdo do parágrafo, na medida em que
expressa, de maneira sucinta, a informação mais relevante do mesmo. Ela orienta
ou governa o resto do parágrafo. A partir do período-tópico nascem outros
períodos secundários ou periféricos.
Nem todo parágrafo apresenta essa característica: algumas vezes a ideia-núcleo
está como diluída nele ou já expressa num dos parágrafos precedentes.
O tópico frasal pode aparecer, quando explícito, em qualquer posição: início
(posição mais recorrente nos textos de um modo geral), meio ou fim.
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